10 Ferramentas para Link Builders

Todo link builder deve saber que existem muitas ferramentas disponíveis para auxiliá-lo durante o trabalho diário. Essas ferramentas são usadas para analisar a qualidade dos sites, elementos e atributos da página e uma série de outras funções, provavelmente ainda desconhecidas por link builders novatos.

Abaixo, criei uma lista de ferramentas que podem ser úteis para o trabalho, sem ordem de complexidade, espero que ajude!

#1 A ferramenta mais básica para link building é o Page Rank. Desenvolvido por Hrishikesh Kale, sua única função é mostrar o PR. Só isso, mesmo? Não! Essa ferramenta também mostra o Alexa Rank e sites similares. Muito legal, né? O Page Rank mostra quais sites são “concorrentes” e ainda mostra o ranking do site para palavras-chave diferentes e relacionadas ao nicho. Dá para baixar essa ferramenta no link: para o Mozilla.

PageRank

#2 Outra ferramenta bem simples é o SiteMetrics (só para o Chrome). Além de mostrar o título e a Meta Description, mostra o número máximo de caracteres em cada tópico e o número utilizado pelo site. Também informa sobre as Keywords, Robots, Meta-Language, HTML-Language, Canonical Tags, Links e o Conteúdo do site. É uma ferramenta bem simples e não mostra surpresas além da diferença nas cores do ícone: verde quando está tudo ok e vermelho quando falta alguma coisa. (Que inovador! haha)

SiteMetrics

#3 SEO Status (Chrome) é outra ferramenta que surpreendeu. Na barra de ferramentas, ela mostra apenas o PR e o Alexa Rank, coisa que a maioria das ferramentas aqui fazem. Entretanto, ao clicar em “Backlinks”, o usuário é direcionado para uma página com várias informações importantes, como o número total de páginas (no Google, Yahoo, Altavista e Alltheweb) com links para o site, o número de páginas indexadas (nos mesmos sites, incluindo o MSN), o valor do site e tem, ainda, um link para o “Internet Archive”, que mostra quantas vezes o site foi rastreado pelo Way Back Machine. As notícias ‘not so good’ são que, apesar de oferecer um link para o “whois” e “availability” eles não funcionam.

 SEO Status

#4 SEO SERP é uma ferramenta responsável por mostrar o resultado dos trabalhos de link building, uma vez que mostra o resultado de busca das Serp’s para a palavra trabalhada. O meu blog (Sonho de Banquete oi?!), por exemplo, está em 3° lugar para a palavra-chave “sonho de banquete”, com o domínio do Blogspot. A ferramenta também mostra os demais “tops results” que não combinam com a busca do usuário.

SEO SERP

#5 Outra ferramenta legal é o iSEO (“i” de inteligente) que, depois de instalada, fica na barra de ferramentas do Chrome, com o PR da página. Ao passar o ponteiro do mouse, a ferramenta mostra dados com “PR per Link”, número de links internos, externos e no follow. Ao clicar na ferramenta, aparecem mais detalhes, como número de páginas indexadas pelo Google, backlinks do Google e Alexa, Page Rank e ranqueamento no Alexa. Além disso, a ferramenta mostra a idade do site e o ranking “TIC” (mais informações no link: Google PR & YandexTIC).

iSEO site statistics

 

Ah, na tabela em verde, na imagem a cima, aparecem as palavras mais usadas no site, enquanto na parte azul são sugestões de “Keywords” para ajudar o linkbuilder com pouca criatividade, hehe.

Lado negativo: Algumas informações não são mostradas, como o número de páginas indexadas pelo Yahoo! e Bing. Além disso, o iSEO promete mostrar o número de Backlinks do Yahoo!, o que não ocorre porque o Yahoo Site Explorer não existe mais.

 

#6 A META SEO Inspector é uma ferramenta que possui aproximadamente 20 links para análise do site, por meio de ferramentas de SEO, segurança do site e outros detalhes como o Google Images e Domain Tools.

Além disso, a ‘Meta’ possibilita a visualização de uma “info box” com todas as características do site. E, quem deseja imprimir essas informações pode clicar no link “page details (printable)”

META SEO inspector

#7 A ferramenta SEO for Chrome, é muito simples, mas adorável, pois permite analisar as páginas de um site indexadas em várias SERP’s, como Ask, Bing, Baidu, Google, MajesticSEO, Yahoo e Yandex, além de mostrar também os backlinks de sites incluindo o Alexa, o tráfego dos sites, o status das buscas, resultados em Social Media e várias outras informações.

Seo for chrome

#8 O SEO Site Tools é uma das ferramentas mais completas. Com ela, é possível conferir dados externos do Google, SeoMoz, Compete.com, Yahoo, Alexa (com um link direto para o site), MajesticSEO, SEM Rush entre outros.

Além disso, essa ferramenta apresenta os Elementos “On Page”, como Título do site, “meta robots – description, keywords”, links internos, externos (Follow e no-Follow), e outros detalhes. Também é possível saber como o site se sai nas redes sociais: a ferramenta apresenta dados do Facebook, Twitter, Digg, GoogleBuzz e outros, e ainda mostra algumas opções para melhorar o site.

vídeo da Ms. Ileane Speaks (sem legenda) explica mais sobre a ferramenta e no próprio link (ali em cima), existe outro vídeo falando sobre como usar o SEO Site Tools.

#9 A última ferramenta para análise de sites aqui é o Woorank que apresenta muitos dados. Algumas das informações que a ferramenta oferece: Estimativa de tráfego, Alexa rank, Compete rank, análise de Keywords, Páginas indexadas no Google e Yahoo, análise do título e URL, recomendação de “Meta description”, “Headings”, análise de imagens (Alt), verificação do ranking das palavras chave, otimização de títulos, “Whois”, “SERP”, e muitos outros.

Depois de clicar no “W” na barra de ferramentas, irá aparecer uma nova janela com todas as informações:

WooRank

 #10 E por último, mas não menos importante, uma ferramenta muito boa para quem gosta de coletar imagens da web. E que foi a mais usada nesse artigo. o Screen Capture que permite capturar uma imagem na tela do computador de 4 formas diferentes:

Enlink Screen Capture

A primeira é para copiar uma região da página, e pode ser usada pelo atalho “Ctrl+Alt+R”, nessa opção é possível rolar a tela para cima ou para baixo.

A segunda é “Capture Visible Content” (atalho: Ctrl+Alt+V) – possibilita copiar toda a parte visível da página.

Depois tem a opção para capturar a página inteira (atalho: Ctrl+Alt+H) e, por último, selecionar uma região da tela (podem ser unidas mais de uma página) mas sem usar a barra de rolagem. Depois das imagens copiadas, é possível realçar partes importantes, ofuscar dados privados, escrever anotações ou apontar dados.

 

E aí, o que acharam das ferramentas?! Conhecem outras que também ajudam o trabalho de link building?

Sugestão: Adicionem algumas dessas ferramentas no seu navegador e aproveite o máximo que puder de cada uma. Se encontrar algo novo, compartilhe com a gente!

About Bruna Bechlin

Comments

comments

17 Comentários

Faça um comentário