Porque Profissionais de Link Building e SEO são Bons Aliados

Porque Profissionais de Link Building e SEO são Bons Aliados

SEO e Relações Públicas são duas frentes distintas e ao mesmo tempo semelhantes. Distintas por sua atuação, semelhantes por terem como objetivo o alcance do público relevante ao segmento trabalhado.

Enquanto o profissional de SEO se dedica a analisar a melhor forma de subir as páginas trabalhadas no ranking dos buscadores, o profissional de RP busca atrair o público para o conteúdo disponibilizado nessas páginas. São dois setores complementares por suas particularidades e conhecidos por serem atividades que envolvem paciência, muita análise e testes.

Por que são complementares?

Oras, de nada vale um site muito bem otimizado, mas sem conteúdo atrativo. Quem é que se sente compelido a passar horas dentro de uma loja com uma vitrine bem elaborada, mas sem produtos que a justifiquem?

E é este o nosso foco de hoje. Se antes o link building era o principal convite à uma casa já organizada com base em SEO, hoje o processo vai além, chegando às interações sociais e criação de conteúdo sempre informativo.

A finalidade de um site bem otimizado é levar o consumidor à conversão, quer ela seja uma compra ou uma assinatura de newsletter. E ao pensar em conteúdo diferenciado para chamar a atenção de seu usuário, abre-se uma porta para um relacionamento mais interessante e – por que não? – afetivo aos olhos de seu cliente/seguidor. Muitas pessoas optam por adquirir produtos sempre no mesmo estabelecimento, mas esse esforço está muito mais próximo da qualidade e relacionamento da marca com seus clientes do que preços baixos. [Dona Apple sabe fazer isso muito bem!] Gerenciar relacionamentos. É esse o esforço do RP.

E somado ao SEO, o esforço é igual à construção de um relacionamento, que vem desde uma estrutura bem equipada até atingir a qualidade máxima em atendimento (no sentido mais amplo do termo). Trata-se de criar um olhar positivo sobre a marca. Seus clientes e o Google conseguem ver essa relação muito bem.

SEO e RP

Pode até ser que os profissionais envolvidos em um mesmo projeto discordem em alguns pontos, afinal, eles possuem percepções diferentes, pois cada um compreende melhor a relevância de uma parte específica de todo processo; Mas o usuário tem uma visão panorâmica. Então para ele não importa o quanto o seu SEO é bem desenvolvido ou se a usabilidade do site deixa qualquer concorrente no chinelo. Se não for o todo, significa que alguém sempre pode estar à frente e conquistar um maior share do mercado. Seja por conversão, seja por puro amor! (Eu sei que amor não serve a mesa, mas pode te trazer vários links :]).

Dica de vídeo: 4 Lições um RP pode ensinar a um SEO (e vice-versa)


Exemplo de seguidor que te ama e te dá links

Essa sou eu e a Tecnisa. Mesmo fazendo parte de um segmento que, aparentemente, tem pouco encaixe junto à internet, a marca faz questão de estar presente em todos os canais possíveis (sendo bem gerenciada, óbvio). Até sessão orientada a universitários eles possuem. Você é acadêmico e utilizou um dos cases da Tecnisa para embasar seu artigo? Envie para eles e pode ser publicado no site.

Tecnisa - Trabalhos Acadêmicos

E é, olha eu aqui! Não tenho um imóvel da Tecnisa, mas estou dando um link de muita boa vontade para eles. Ah, e sabe de quem é esse trabalho? Do RP! E sabe quem vai ajudar a alavancar essa página nas SERPs? Seu SEO.

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.